O jogo foi lançado originalmente em 2012 para PC, e foi um grande sucesso, que arrecadou imensas críticas excelentes. A sua vinda para iPad é muito bem vinda, e a mecânica do jogo foi muito bem conseguida, sendo muito fácil controlar o nosso personagem e todas as coisas que é possível fazer no jogo.
Rufus, o nosso héroi, vive no planeta Deponia, que é uma autêntica lixeira, e da qual ele faz questão de abandonar o mais rápido possível. O objectivo dele é chegar à flutuante Elysium, supostamente um lugar paradisíaco e utópico (a fazer lembrar a mesma cidade no filme com o Matt Damon, Elysium).
Foram várias as tentativas falhadas, e a sua fama de tentar escapar do planeta é já bem conhecida dos seus amigos e restantes habitantes vizinhos. Vamos ser nós a ajudá-lo a fazer uma nova tentativa de chegar aos céus, apenas para ser surpreendidos com uma surpresa que lhe cai no colo, e que vai mudar por completo a sua vida a partir daí.
Não deve ser novidade, especialmente para quem está habituado a jogos point-and-click, que teremos de resolver uma série de puzzles para ir avançando com a história. Com o dedo vamos tocando no ecrã para fazer com que Rufus avance no cenário, e há que explorar muito bem todos os cantos da cena para encontrar e recolher vários objectos e interagir com pessoas e outros mecanismos.
No início da aventura encontramo-nos na casa que Rufus está a habitar no momento, onde o ajudaremos a fazer a mala para seguir viagem. Este cenário inicial funciona como uma espécie de tutorial, onde podemos aprender como mover o nosso herói, e interagir com diversas coisas, inclusive aprender a combinar objectos para obter alguns resultados inesperados.
É-nos proposto procurar por 4 objectos que faltam colocar na mala, um par de meias, uma escova de dentes, algo para comer, e um alicate de corte. Temos de explorar muito bem os 3 pisos da sua casa à procura destas coisas, e alguns deles terão de ser obtidos com alguma inteligência, depois de resolvermos o puzzle associado (agarrar num objecto, combinar com outro, colocá-lo num determinado lugar, colocar água, acender o fogo, etc, etc).
Este jogo ganha bastante pela qualidade das vozes que podemos ouvir a dar vida aos personagens, em Inglês (também disponível em Espanho, Alemão e Italiano), mas temos a possibilidade de activar as legendas em Português, o que acaba por parecer que estamos a assistir a um autêntico filme de animação. A banda sonora é ela também de grande qualidade, e vai mudando conforme o cenário e a situação que estivermos a viver no momento.
As tiradas cómicas são uma constante, chegando até a ter piadas à Monty Python, que muito me fizeram rir por momentos. Não percam portanto a oportunidade de tocar em todos os objectos para ouvir os comentários de Rufus, e mesmo até de esgotar todas as conversas que se pode ter com outras personagens.
A jogabilidade é impecável, bastando tocar em qualquer lugar do cenário para Rufus avançar nessa direcção, e depois tocando em qualquer objecto temos sempre a opção de "olhar" para ouvir uma breve descrição sobre o mesmo, ou então a "mão" que nos permite manipular/activar o objecto ou guardá-lo na nossa bolsa, se for caso disso.
Abrindo a bolsa, que é o nosso inventário, podemos seleccionar qualquer objecto para poder usá-lo em qualquer lugar do cenário, ou então é possível arrastá-lo sobre outro objecto para combiná-los e obter algo novo, essencial para resolver a maioria dos puzzles.
O jogo tem um mecanismo para gravar e carregar o ponto em que nos encontramos, dando-nos a liberdade de arriscar certas coisas sem o medo de deitar tudo a perder, bastando carregar o último save game para tentar algo diferente. Felizmente não existem muitos puzzles "ridículos" para resolver, mas há sempre um ou outro que nos deixa a coçar a cabeça por uns tempos até o conseguirmos resolver.
O jogo está ao preço de 9,99€, compatível com iPad 3 (ou melhor) e iPad Mini 2 (ou melhor), recomendo vivamente a todos os fãs de jogos de aventura point-and-click dos anos 90, e para aqueles que nunca jogaram este tipo de jogo, que não sabem o que estão a perder. ;)
Deponia na App Store (Brasil)
Deponia na App Store (Portugal)
Tamanho: 859 MB
Sem comentários:
Enviar um comentário