29 janeiro 2019

Cargo-Bot

Ora aqui está um jogo que não pensei que se aguentasse tão bem à passagem do tempo, mas a verdade é que foi recentemente actualizado e adaptado aos novos iPads. Estou a falar de Cargo-Bot da Two Lives Left, um jogo gratuito que foi completamente criado usando a linguagem de programação Codea num iPad, onde temos de ensinar um robot a mover caixotes de um lado para o outro.


O objectivo do jogo é conseguir colocar os caixotes em baixo com a mesma disposição que são apresentados na imagem que aparece na parte superior do ecrã. E para o fazer apenas temos de arrastar os blocos de instruções que estão na Toolbox do lado direito para os espaços livres do lado esquerdo.

Estas instruções traduzem-se em movimentos simples para o nosso robot executar. Mover para a esquerda e direita, e descer e subir o braço mecânico (agarrando em simultâneo o caixote em que este tocar). A ideia é conseguir mover os caixotes todos usando o menor número de instruções possível, mas não tenham medo que podem experimentar as vezes que quiserem, tentando uma e outra vez até conseguirem chegar à solução ideal.


No início é tudo bem simples, mas à medida que vamos passando aos próximos desafios, torna-se imperativo usar os espaços extra para criar programas de instruções, que serão necessários para processar um maior número de movimentos e mais caixotes para transportar.

Este jogo é muito bom para trabalhar a nossa lógica e racciocínio, e é de grande interesse para todos os futuros programadores, ou para qualquer pessoa interessada em quebra cabeças, programação, ou criação de algoritmos.


Se alguém estiver interessado em criar aplicações ou jogos tão potentes como este num iPad, é só instalar a fantástica app da Codea (App Store Brasil / App Store Portugal), e maravilhar-se com a forma extremamente simples de programar nesta plataforma, e com as apps espectaculares que se podem conseguir. São cada vez mais os jogos onde programar é apresentado como um puzzle / quebra cabeças, e temos todos a ganhar com isso com toda a certeza.




Cargo-Bot na App Store (Brasil)

Cargo-Bot na App Store (Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário