27 outubro 2011

Kurt Cobain: The Graphic Novel

O iPad é um tablet excelente para ler banda desenhada, e foi com grande prazer que dei por mim a folhear as páginas digitais desta Kurt Cobain: The Graphic Novel da Musicroom.com, uma novela gráfica sobre a vida de Kurt Cobain, que agradará com certeza aos fãs do músico e da sua banda Nirvana.


Esta B.D. foi editada pela primeira vez em papel no ano de 2003, e é agora adaptada em formato digital para o iPad. Apesar de não se aprofundar muito na pessoa de Kurt Cobain, dá-nos uma ideia geral da sua vida e carreira, desde os dias da sua infância até ao fatídico dia em que perdeu a vida.


Podemos folhear as páginas com o iPad na horizontal ou na vertical, sendo a posição de retrato a ideal para este tipo de B.D., onde podemos ver de forma clara todos os quadradinhos. À semelhança de outras apps de Banda Desenhada e Comics, temos também a possibilidade de activar um modo em que saltamos de quadradinho em quadradinho, bastando para isso dar dois toques rápidos no ecrã.

Este modo de folhear quadradinhos é ainda melhor para apreciarmos em grande detalhe os gráficos espectaculares desenhados pelo artista Flameboy (Steve Beaumont).


A história conta com vários momentos caricatos da carreira dos Nirvana, como por exemplo o stress com os bateristas que estavam sempre a ser trocados porque não atinavam com a batida. Até ao dia em que encontraram o mais louco deles todos, Dave Grohl (actual mentor dos Foo Fighters), que aparece aqui em cima a atirar-se para cima da multidão para defender Kurt Cobain das mãos de um segurança irado.


A app tem no menu de abertura links para informações sobre a app, sobre a criação do livro e uma introdução sobre a vida do Kurt Cobain pelo escritor Peter Doggett, veterano nestas lides da escrita sobre música.

A B.D. conta com 84 páginas escritas pelos autores Barnaby Legg e Jim McCarthy, o qual contam uma história bem interessante e extensa sobre todos os aspectos da vida de Cobain, se bem que ao de leve. O mais interessante para mim são os quadradinhos e arte do Flameboy, que são umas belas pinturas para encher o olho.

Apreciei especialmente o facto de encontrar nos vários cenários, referências a tantas outras bandas que também tocavam no meu walkman nos anos 90 na mesma altura que os Nirvana, como os Melvins, Pixies, entre outros.

Esta novela gráfica estará ao preço promocional de 2,39€ durante 2 semanas, voltando ao seu preço inicial depois deste prazo, e é recomendável a todos os fãs de Kurt Cobain e dos Nirvana.


Kurt Cobain: The Graphic Novel na App Store (Brasil)

Kurt Cobain: The Graphic Novel na App Store (Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário