A ideia é termos as 3 fotos com níveis de luz diferentes na camera roll, para que possam ser importadas e serem sujeitas ao processamento HDR desta app. Estas fotos podem ser tiradas com uma máquina fotográfica e posteriormente importadas por Email para a camera roll, ou então recolhidas manualmente com qualquer app que permita tirar fotos seleccionando diferentes pontos de focagem / exposição, como por exemplo a app oficial da câmara, ou mesmo a HDR Photo Camera de que já falei várias vezes no Apps do iPhone, e que permite adquirir apenas as 3 imagens sem efectuar qualquer processamento HDR.
Esta Mobile HDR tem algumas funcionalidades interessantes, como por exemplo a opção de remover fantasmas automaticamente, o que acaba por acontecer muitas vezes quando estamos a tirar fotos a pessoas, ou mesmo quando existem objectos em movimento (folhas das árvores ao vento, etc).
No entanto se este modo automático não funcionar, o que pode acontecer dependendo da situação e da luz ambiente em questão, temos também a opção de desenhar uma máscara pintada à mão, que será depois a zona onde a app se concentrará a processar, de forma a que não se verifiquem quaisquer fantasmas na imagem.
A app tem algumas falhas, pois não permite sequer fazer zoom quando estamos a pintar esta máscara, e por vezes ao eliminar um fantasma podemos ficar com algumas zonas com luminosidade excessiva. Mas não há milagres, com fotos HDR o ideal será sempre tirar as fotos usando um tripé, e manter o iPhone / iPad / máquina fotográfica bem estável durante o registo das 3 imagens.
Com a possibilidade de ajustarmos vários parâmetros de luz, contraste e saturação da imagem, bem como aplicar efeitos pré-definidos (Vignette, Dynamic, Vibrant, Sky Map) que funcionam muito bem em determinadas situações, têm aqui uma app que pode dar muito jeito ter à mão nas férias, por isso convém instalar já enquanto se enconta gratuita na AppStore.
Mobile HDR na AppStore (Brasil)
Mobile HDR na AppStore (Portugal)
Sem comentários:
Enviar um comentário