18 julho 2014

Munin

Este blog é grande fã de jogos com puzzles e quebra cabeças, e quando estes géneros aparecem combinados num jogo de plataformas original e cheio de estilo, ainda melhor. A minha última descoberta foi este Munin da Daedalic Entertainment, um bonito jogo baseado na Mitologia Norse, que nos põe a ajudar Munin, um fiel mensageiro de Odin.


Munin é um corvo, que é enganado por Loki numa das suas brincadeiras de mau gosto, e acaba por ser transformado numa pequena rapariga humana. Com as suas penas espalhadas por todos os mundos de Yggdrasil, teremos de ser nós a ajudar Munin a encontrá-las todas, e recuperar a sua forma original.


Esta viagem leva-nos através de cavernas escuras e todo o tipo de terrenos inóspitos, onde teremos que levar Munin a apanhar cada uma das penas que estão espalhadas pelo cenário. Para a mover apenas temos de usar o pequeno joystick do lado esquerdo, e um botão do lado direito para saltar sobre obstáculos.

Mas não conseguimos chegar a todos os lugares do nível, e aqui entra a parte em que temos de resolver o puzzle para levar Munin até às penas todas. Este cenário carregado de plataformas está dividido em secções invisíveis que podemos rodar 90º de cada vez. Ao fazermos isto abrimos novos caminhos para Munin, uma passagem para outra secção, um buraco para o qual podemos saltar, uma escada para subir, etc.


Quando Munin apanha a última pena de um determinado nível, somos de imediato transportados por um corvo para o próximo desafio. No início começamos com um nível fácil, uma espécie de tutorial onde nos é explicado como jogar, mas passados alguns níveis tudo se começa a complicar, especialmente porque ao rodarmos uma secção faz com que outras rodem em conjunto também, e é impossível rodar a secção onde se encontra a nossa heroína.

À medida que vamos atravessando os diferentes mundos, somos levados a conhecer novas mecânicas. Onde no início tínhamos apenas de encontrar o caminho certo para Munin chegar a todas as penas, agora temos de contar com estruturas que se movem, servindo de rampa ou ponte, conforme a orientação das plataformas rodadas, ou mesmo pedras que rolam e nos podem esmagar, obrigando-nos a pensar muito bem quando correr, e a ter um bom timing quando nos movemos.


Temos até níveis onde jorra água de umas plataformas para as outras, que será especialmente útil para chegar a plataformas mais altas, pois Munin aproveita a água para nadar, isto se conseguirmos orientar as plataformas da maneira correcta, claro. O jogo não conta com nenhuma ajuda nem dicas, por isso temos mesmo de experimentar até acertar, ou procurar a solução online se estivermos mesmo encravados.

O jogo conta com 81 níveis atravessando 4 mundos espectaculares, onde os cenários parecem autênticas pinturas, alguns com monstros gigantes a passearem no fundo com os seus passos barulhentos, e uma banda sonora bem bonita que não deixará ninguém indiferente, ideal para nos concentrarmos nos puzzles difíceis que temos pela frente.

Fãs de jogos de plataformas e puzzles poderão perder aqui horas e horas a resolver estes quebra cabeças, num jogo que está apenas disponível para iPad a um preço baratíssimo. Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, que vale bem a pena.


Munin na App Store (Brasil)

Munin na App Store (Portugal)

Tamanho: 262 MB



Sem comentários:

Enviar um comentário