07 fevereiro 2013

Penultimate

O iPad traz de fábrica uma app bem porreira para tomar notas, mas deixa o caminho livre para apps de desenho, colagens, e texto escrito à mão sem um teclado. É aqui que entra a espectacular Penultimate da Evernote, uma app que nos põe nas mãos um autêntico caderno onde podemos desenhar, escrever, colar fotos, e rabiscar com toda a liberdade.


Esta excelente app foi adquirida pela Evernote, e está agora gratuita na App Store, o que são óptimas notícias para todos nós. Para quem usa uma caneta no iPad esta app é brilhante, mas mesmo para quem quer apenas rabiscar com o dedo, os resultados são surpreendentes.

Como se pode ver na imagem em cima, podemos desenhar livremente nas folhas deste caderno, com a possibilidade de escolher a grossura do traço e até optar entre várias cores distintas para a caneta. O motor por detrás desta app é bem potente, e faz com que os nossos traços apareçam muito bem desenhados, o que ajuda a perceber melhor as palavras que escrevemos.

A app é super intuitiva, basta tocar num caderno para que este se abra em ecrã inteiro, e começar de imediato a desenhar livremente sobre as páginas. Temos ferramentas como a borracha, para apagar, um UNDO ilimitado para desfazer as últimas alterações, e uma tesoura que permite recortar qualquer desenho, movê-lo para outra zona, e até copiá-lo várias vezes numa página.


É possível acrescentar imagens da camera roll às páginas do caderno, o que pode dar imenso jeito para desenhar por cima e até escrever notas sobre uma foto. Imaginem que têm uma foto da sala de casa, e querem enviar algumas notas importantes para o homem que vai lá fazer umas obras, por exemplo. Basta importar a foto para uma página, redimensioná-la e rodá-la livremente, e depois assinalar as áreas importantes com o dedo e escrever as notas que interessam sobre a mesma.

O fundo das páginas do livro podem ser trocados por outros formatos, como por exemplo folhas quadriculadas, folhas de linhas, folhas em branco, e outros formatos especialmente dirigidos para músicos, ou para algumas tarefas em particular (existem modelos específicos que podem ser adquiridos através de compras in-app).


Qualquer página ou livro pode ser enviado por Email como um documento PDF, enviado para a app iBooks, ou então em alternativa gravado automaticamente na nuvem da Dropbox. A opção mais interessante, e digo até obrigatória, será usar a conta gratuita da Evernote, que sincronizará todos os cadernos automaticamente, e possibilitará ainda o uso de mais que um caderno em simultâneo na app.

No caso de estarmos a trabalhar num projecto partilhado, é possível ter uma pasta comum na Dropbox, com o mesmo caderno a ser alterado por vários utilizadores que tenham a Penultimate instalada nos seus iPads.

Esta é uma ferramenta fantástica que toda a gente devia ter instalada no iPad, e que pode fazer maravilhas pela produtividade e até agilizar muitas tarefas do dia-a-dia. Vejam aqui em baixo um vídeo criado pela equipa da Evernote que mostra a app em acção.






Penultimate na App Store (Brasil)

Penultimate na App Store (Portugal)


Tamanho: 43.9 MB

Sem comentários:

Enviar um comentário