Este jogo é uma delícia de observar, especialmente nos iPads com ecrã retina, onde podemos ver todas as texturas com grande detalhe. Este jogo é universal, compatível com iPad e iPhone, mas comporta-se muito melhor num iPad, pois temos os dedos mais afastados para os cantos do ecrã, o que nos permite ver muito mais da acção que se vai desenrolando à frente dos nossos olhos.
Desde a qualidade gráfica, com os personagens em 3D ainda mais realistas que nos jogos anteriores, e texturas bem melhoradas (que era uma das minhas queixas em FPS's mais antigos para iPhone), aos sons e banda sonora que nos transportam para o meio da batalha de forma bem realista, e uma jogabilidade que retira a palavra "frustração" de cima da mesa, estamos perante um magnífico jogo de guerra da Gameloft.
Os controlos são personalizáveis, dando para escolher de entre várias configurações, e onde é possível mudar alguns botões de sítio, para se adaptar melhor à posição e tamanho das nossas mãos. O controlo da mira por toque é uma maravilha, estando agora bastante melhorado, o que nos permite fazer uns belíssimos head-shots com apenas alguns minutos de prática.
Temos alguns botões que a meu ver vieram melhorar bastante o movimento e acções do nosso personagem. O botão para correr foi melhorado e é agora muito mais usado, permitindo correr e mudar de direcção ao mesmo tempo, isto tudo com um só dedo. É também com este botão que podemos saltar por cima de obstáculos e até executar algumas acções, tudo muito prático.
Lembro-me de jogar alguns dos primeiros FPS que saíram para iPad, e estava constantemente a olhar para a posição dos dedos, pois simplesmente não estava a carregar nos botões certos como era suposto. Agora raramente reparo neste pormenor, estando quase sempre envolvido na acção, só tenho mesmo tempo para regarregar a arma para enfrentar a próxima vaga de inimigos, e mais nada.
A campanha a solo está muito bem conseguida, trazendo 12 missões para completar, e que de uma forma algo inovadora, nos coloca simultâneamente do lado dos bons e do lado dos maus. Há uma missão onde somos um terrorista, por exemplo, e logo de seguida vemos o outro lado da moeda, passando exactamente pela mesma situação, mas desta vez a tentar apanhar este mesmo terrorista (nós próprios momentos antes).
E há aqui grande variedade, a nível de armamento, ao nível dos cenários e ambientes, levando-nos desde cidades no Hawai, passando por Barcelona e outras cidades, e acabamos por viver situações em que somos transportados e temos de operar veículos, e outras onde temos de comandar à distância robots e drones armados, por aí fora.
Eu pessoalmente não dei uso, mas existe um sistema de créditos (que vamos coleccionando nas missões), os quais podemos usar na loja e adquirir todo o tipo de ajudas e armas. Coisas bem baratas como medpacks, coletes à prova de bala, armas mais potentes, e até armas estacionárias que podemos colocar no terreno para nos desenrascar de uma situação mais complicada (turrets).
Confesso que fiquei curioso com estas turrets, e fiz questão de experimentar, comprei uma por um bom preço, e quando estava numa situação apertada debaixo de fogo cruzado, coloquei-a à minha frente, e foi vê-la eliminar os inimigos como num bom jogo de Tower Defense.
Também é possível adquirir estes items através de compras in-app, mas não me parece de todo necessário, a não ser que queiram ser completamente invencíveis, e aí estejam à vontade, levem tudo para o campo de batalha que deve ser uma delícia de ver o caos.
Como não podia deixar de ser, a componente online está aqui presente, e foi bem melhorada, sendo uma das razões para muita gente adquirir este jogo. Contamos agora com combates que permitem que estejam a jogar ao mesmo tempo 12 jogadores, e temos aqui ainda mais modos de combate para além dos clássicos Death Match / Team Match / Capture the Flag.
Estes modos especiais são o de controlo de zona, onde temos de controlar uma determinada área do cenário o máximo de tempo possível, o modo Manhunt, onde temos um único jogador a tentar sobreviver à caça ao homem com uma bandeira, e o Barebone, um modo para os puristas, onde partimos para a guerra sem ajudas nenhumas.
Se apreciam jogos do género First Person Shooter, é bem provável que já tenham instalado este Modern Combat 4: Zero Hour logo no dia em que saíu na App Store. Se fazem parte dos indecisos ou dos que andavam simplesmente distraídos, corram já para a App Store, que este é o melhor jogo FPS de sempre para iPhone / iPad (ainda estou a aguardar pela prometida compatibilidade com o controlador Duo Gamer da Gameloft, que possibilita levar este jogo a outro nível).
Modern Combat 4: Zero Hour na App Store (Brasil)
Modern Combat 4: Zero Hour na App Store (Portugal)
Tamanho: 1.54 GB
Sem comentários:
Enviar um comentário