21 maio 2013

The Doors

Hoje é um dia triste, pois acabamos de saber que faleceu Ray Manzarek, teclista e um dos fundadores dos Doors. Junto com Jim Morrison, John Densmore, e Robby Krieger, os Doors trouxeram para o mundo uma série de temas espectaculares e intemporais que viverão para sempre na nossa memória. Para quem tem um iPad, vai poder reviver a história e todos os momentos desta grande banda com a app The Doors, que foi lançada este mês pela Warner Music Group em colaboração com o site thedoors.com.


Esta app é obrigatória para todos os fãs dos Doors, mas também para todos aqueles que tenham alguma curiosidade de conhecer a história e as atribulações pelas quais passou esta grande banda de rock.

A nível de conteúdos temos algo que seria impossível de conseguir com um livro, ou até com uma enciclopédia exclusivamente dedicada aos Doors. Há muita coisa para explorar, centenas de fotos inéditas, músicas, vídeos, entrevistas, letras, poemas, clips de som e ensaios bem raros, etc, etc.


A app vem dividida em 6 grandes secções, sendo a primeira "The Story", a mais extensa, pois acompanha a história da banda desde a sua formação, com uma entrevista do próprio Manzarek a explicar como se encontrou com Jim Morrison na praia, e onde este lhe mostrou pela primeira vez o tema "Moonlight Drive", que pode muito bem ter sido o poema responsável pelo início da banda.

Nesta secção, que aparece organizada pelas várias capas dos albuns que foram aparecendo ao longo da carreira dos Doors, podemos ler entrevistas, assistir a vídeos de elementos da banda e ainda outras pessoas a contar pequenas histórias, vídeos inéditos da banda a tocar em estúdio, cenas no backstage, clips de som com conversas e músicas que não chegaram a ser editadas.


Saltando toda a parte da história à frente, pode-se passar directamente para a biografia sobre os Doors e várias pessoas ligadas à banda, ao mapa que nos mostra onde aconteceram alguns dos eventos mais relevantes para a banda, a galeria de fotos, e até uma linha do tempo com muita piada, com um aspecto retro a fazer lembrar os rádios dos anos 60, onde podemos navegar pela história da banda ao longo dos anos.


A app tem um leitor de música integrado, o qual podemos activar quando quisermos, e que coloca a tocar em background as músicas dos álbuns que escolhermos. Os clips de cada música são carregados online do iTunes e têm apenas 30 segundos de duração, mas se tivermos estes albuns armazenados na app de música do iPad, as músicas tocarão na sua totalidade sem ser necessária qualquer ligação à internet (aparece um visto do lado da música, em vez do ícone do iTunes que nos leva para a loja online).

Não há melhor companhia para navegar esta app do que estar a ouvir as músicas dos Doors, e em qualquer momento podemos tocar no ícone do leitor para abri-lo, onde podemos aí trocar de álbum, e inclusive ver as letras de todas as músicas que estamos a ouvir.


Seja qual for o conteúdo que estejamos a visualizar ou ouvir, é possível tocar com o dedo sobre o mesmo durante uns segundos, para que este seja imediatamente adicionado aos nossos favoritos.

Estes conteúdos favoritos ficam guardados numa espécie de livro de recortes, onde aparecem como se tivessem sido de facto recortados e colados ali com fita cola (fotos, vídeos, clips de som, cartas, postais, poemas, etc, etc), funcionando como um atalho directo para o lugar onde está guardado o conteúdo original.

Esta app é um autêntico cofre carregado de tesouros altamente valiosos, onde podemos encontar para além dos álbuns dos Doors quando Jim Morrison era vivo, os dois álbuns lançados pelos Doors como um trio anos mais tarde.

Para quem aprecia banda desenhada, temos até uma novela gráfica que nos conta o famoso incidente de Miami, onde Jim Morrison foi injustamente acusado de exposição indecente num concerto em 1969, e ainda o acesso aos documentos originais da polícia de quando este esteve preso, e as transcrições das conversas em tribunal.

Com mais de 700 fotos, contando com 227 fotos da banda, 112 imagens artísticas, 196 imagens de memorabilia, 75 fotos tiradas a poemas, letras e gravações de estúdio, 100 músicas e clips de som, e ainda 6 pequenos filmes (Break On Through, Strange Days, Unknown Soldier, Wild Child, Roadhouse Blues (Live), e Changeling), esta é uma app obrigatória para todos os fãs dos Doors, e também para qualquer pessoa minimamente interessada na história de um dos maiores fenómenos do Rock.


The Doors na App Store (Brasil)

The Doors na App Store (Portugal)




Sem comentários:

Enviar um comentário