21 maio 2014

1849

Sou grande fã de jogos onde temos de construir cidades, como Sim City, Settlers, etc, e foi com muito agrado que dei com a chegada deste 1849 da SomaSim à App Store, um jogo que nos transporta uns 165 anos para o passado, numa altura em que os primeiros colonos se aventuraram por várias cidades da Califórnia à procura de ouro, o que ficou conhecida como a célebre "California Gold Rush".


Neste jogo de simulação, passamos por 20 cenários diferentes, atravessando uma série de cidades da Califórnia, onde temos de cumprir uma série de objectivos, tudo recomendações dos nossos conselheiros, de maneira a conseguir passar ao próximo desafio.

Somos livres de fazer o que nos apetecer no jogo, construir as casas que quisermos e todo o tipo de negócios, mas se não seguirmos os conselhos que nos dão, o mais certo é termos de reiniciar o nível. Não é um jogo completamente aberto, pois temos de manter um certo equilíbrio, que é muitas vezes frágil, e há que gerir muito bem quantas pessoas temos a viver e trabalhar na cidade, o número adequado de negócios para que haja emprego para todos, controlar o crime e os roubos, manter abertas rotas de comércio com outras cidades, etc.


É bom ter objectivos, e assim arranca o jogo, a pedir-nos coisas simples, ao mesmo tempo explicando para que servem os vários botões presentes no ecrã. Começamos por ter de atrair um certo número de pessoas para a cidade, e para isso basta construir algumas casas, que têm associada uma renda, essencial para fazer algum dinheiro no início. Para atrair mais pessoas para a cidade temos de melhorar as casas, e para isso será preciso madeira e mobílias, comida para alimentar o povo, e construir um Saloon, porque a bebida é muito importante no faroeste.

Alguns dos objectivos iniciais passam também por construir alguns negócios simples, para percebermos como aceder ao menu de construção, e para entender como se processa a economia. Se tivermos negócios abertos, há emprego para o povo, e assim podemos construir mais casas para atrair mais pessoas. Há que manter este equilíbrio entre o número de pessoas e negócios abertos, primeiro porque precisamos do dinheiro da renda, mas também porque não queremos que as pessoas fiquem desempregadas, porque aí viram-se para o crime e começam a roubar e a criar desacatos (o que será uma boa altura para criar um posto de cherife na cidade).


A interface do jogo não é muito complexa, temos do lado direito um botão grande bem visível, que nos permite aceder às diversas construções que podemos fazer, e convém lembrar aqui que todos os negócios precisam de estar ligados a uma estrada para funcionarem, por isso não se esqueçam desse pormenor. À medida que vamos evoluíndo, o menu de construções começa a crescer, permitindo construir cada vez mais negócios e edifícios.

No lado esquerdo temos 2 botões que nos dão acesso às rotas de comércio, e ao nosso armazém (também podemos seleccionar directamente o armazém na cidade), que nos mostra tudo o que temos em stock, essencial para perceber se temos os bens que a população necessita para se manter interessa e a viver na cidade, e também para ver quais as coisas que podemos exportar para outras cidades.


O dinheiro da renda é importante para conseguir adquirir novos negócios, pagar aos empregados, etc, mas acaba por ser insuficiente para evoluir à velocidade que se quer. É então muito importante abrir rotas de comércio com outras cidades vizinhas, tanto para vender os bens que temos em excesso, como o ouro, e para comprar as coisas que não produzimos, e o povo necessita.

Há que andar atento aos objectivos e aos avisos dos nossos conselheiros, porque se nos dizem que falta comida, madeira, ou outras coisas, temos de tratar de as comprar bem rapidinho, correndo o risco das pessoas começarem a abandonar a cidade, e aí ficamos sem rendas, não temos dinheiro para pagar aos empregados, não podemos construir novos negócios, e lá se vai a economia por aí abaixo.


O jogo tem um nível de dificuldade médio, mas pode ser bem intensivo por vezes, pois temos de fazer toda a micro gestão necessária para manter o comércio activo. Vamos passar muito tempo a aceder ao ecrã das compras e vendas e das rotas comerciais, para garantir que temos os bens que necessitamos em stock, e para vender tudo o que pudermos para manter a economia a fluir.

Por vezes aparecem-nos umas propostas comerciais, que nos podem providenciar um bom lucro, ao mesmo tempo colocando um desafio extra à nossa capacidade de gestão. Tarefas especiais como fornecer um determinado número de bens até uma certa data, por exemplo, o que nos pode garantir um bom prémio no final se formos bem sucedidos.

Como jogo de simulação orientado por objectivos, estamos muito bem servidos, e temos garantidas várias horas à volta do jogo, isto se considerarmos que conseguimos concluir cada cenário com sucesso à primeira. A versão para PC do 1849 tem um modo de sandbox, que pode eventualmente chegar a esta versão no iPad, mas que não me parece assim muito necessário, visto tudo o que há para fazer nesta enorme campanha.

Se apreciam jogos de simulação de construção de cidades, este 1849 é um título muito bem vindo ao iPad, que precisa de mais jogos deste género. Podem ver aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo para ficarem com uma ideia da aventura que vos espera.


1849 na App Store (Brasil)

1849 na App Store (Portugal)

Tamanho: 47.3 MB




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